domingo, 1 de março de 2009

NING - Gestão de Redes Sociais por Pedro Penido

Ning: Gestão de Redes Sociais

Estrutura para Comunidades

Ouvi falar de NING há um certo tempo, em blogs de tendências, de web 2.0. e acompanhando alguns geeks em fóruns e outros espaços de discussão. Não fazia a menor idéia do que era, mas sabia que era algo, de certa maneira, revolucionário do ponto de vista da estruturação de plataformas de duas vias na web.

Até então, o contato mais estável que tive com este tipo de recurso foi com serviços de fórum, do tipo crie você mesmo. A maior parte deles advinha de modificações no freecode phpbb (PHP Bulletin Board). Esse serviço era (e ainda é) altamente customizável, com saída para muitas outras possibilidades que envolvem tudo que se pode imaginar no gerenciamento de um fórum. Uma excelente ferramenta para que cada um faça seu próprio ambiente virtual, voltado para o estabelecimento de uma comunidade. Palmas para estes serviços.

Mas, recentemente, um amigo comentou sobre o NING e me apresentou uma rede social (isso mesmo, toda uma rede social) que havia criado por meio dos recursos da plataforma. Achei extremamente interessante, funcional e bem organizado/estruturado. No mesmo instante, impulsionado por minha sede de desbravar novas possibilidades, fiz meu cadastro no NING e comecei a criar minha própria Rede Social.

Através de uma interface altamente amigável, integrada a muitos outros serviços, você brinca de criar seu "ORKUT" personalizado. No entanto, eu particularmente percebo este tipo de oportunidade como muito mais que apenas "brincar de criar". O Ning não é um mero gerador de variações de templates, como aparenta ser.

Ao meu ver o Ning se apresenta como uma excelente solução para que comunidades possam ser erguidas com mais segurança e menos confusão, ou seja, imagine uma determinada comunidade do Orkut, com a potência do próprio Orkut. E mais... Imagine-a agora com uma variação da potência do MySpace, no entanto, sem aquela confusão visual que os recortes do MySpace permitem/instigam. Este é o Ning, uma arquitetura de redes sociais oferecida gratuitamente na web.

Ao longo do tempo eu acompanhei fóruns começarem do nada e se transformarem em sólidas comunidades virtuais. O mesmo aconteceu com diversas possibilidades de interação mediadas por computador, como "clãs" de jogos multiplayer, listas de discussão, comunidades do Orkut e outros tipos de aglomerações sociais que se estabeleceram com maior facilidade.

Todas estas comunidades, independente das suas plataformas operacionais, deram certo porque contaram com a participação ativa de seus membros, que a perceberam como um ambiente virtual, e não apenas como mais um "site vitrine ou pueril" na rede.

O Ning não é um ambiente diferente destes todos, mas ele vai um pouco além na integração com ferramentas e recursos da web 2.0. Apesar de ainda ser pouco conhecido no Brasil, nada o impede de se tornar um grande rival do orkut no quesito "fidelização do usuário". Quando você se cadastra no Ning, você pode apenas participar de outras redes, como usuário, ou pode criar a sua rede, como administrador, como gestor de ambientes virtuais.

Gestão de Redes Sociais

Fazendo uso de recursos variados, que vão desde fóruns e chats até enquetes e compartilhamento de artigos, integração com outros widgets e demais funcionalidades, o Ning permite ao seu administrador funcionar como um verdadeiro Gestor de Redes Sociais.

Com a possibilidade de integrar sistema como o Google Anaytics à sua rede, você pode fazer um acompanhamento do tráfego de usuários visitantes, tendo acesso a todos os recursos deste serviço do Google.

Além disso, cada um dos membros de um determinado Ning pode criar suas próprias "comunidades", "grupos", de acordo com níveis distintos de permissão concedidos pelo administrador/gestor.

Serviços como o Ning, sem vínculo algum com softwares, dependendo unicamente de um acesso à rede, podem se transformar em grandes plataformas para planos de marketing e comunicação direcionados a públicos específicos. Se empresas hoje em dia pensam em utilizar o Twitter (serviço de microblogging) em suas campanhas de marketing e comunicação, imagine só a potência que conseguiriam com o Ning.

http://imasters.uol.com.br/artigo/10180/tendencias/ning_gestao_de_redes_sociais/


Nenhum comentário: