segunda-feira, 9 de junho de 2008

O grande problema das comunas

Há um bom tempo, tenho observado que as pessoas modernas, tanto homens quanto mulheres, talvez por pouco tempo que elas têm, usado muito o meio internet de comunicar-se. Poucas mulheres hoje não usam a internet para bater papo, ou para interagir com as pessoas. Nos homens ainda há uma resistência quanto a isso, muitos homens ainda preferem viver a vida real e ter amizades reais.
Com isto e também com os relacionamentos modernos do jeito que estão, todos meio “furados”, problemáticos, as pessoas, homens e mulheres modernos, passaram a procurar entender e debater sobre o porquê destes relacionamentos estarem assim.
Sempre passava e observava, quando começou a me chamar à atenção participava de debates sobre estes assuntos, e via muitas pessoas inteligentes e cultas, pessoas que falavam coisas que realmente faziam sentido.
A vantagem era que as pessoas davam suas opiniões, convergiam ou divergiam de pontos de vista, mas mesmo assim, existia porém, não com tanta força, algo que sempre atrapalhou e tenho visto que hoje tirou todo o foco da grande maioria das comunidades que existem sobre este assunto, e que fazem na verdade elas perderem o real sentido delas:
Primeiro vejo que parece que em todo lugar onde há homens e mulheres, acaba existindo um interesse em qualquer uma das partes, mesmo sem que estes estejam se vendo ou conversando ao vivo, ou mesmo existindo um foco principal, ou um tema principal, vejo que por este motivo se desvie sempre totalmente do foco principal da coisa.
Depois e mais importante ainda,porque vejo que realmente a maioria das mulheres, não participa mais para debater, nem para criticar defeitos dos homens, nem para comentar sobre os defeitos das mulheres nas relações colocados nos tais debates, nem muito menos para debater sobre relacionamento e sim vejo que elas têm entrada principalmente para conversar, conhecer pessoas novas ou "conhecer melhor as mesmas" e o tema e foco da discussão é totalmente deixado de lado. Existiam mulheres que participavam pra valer realmente, mas acho que porque participaram tanto, estão a um bom tempo participando que acabaram “enjoando” de discutir e debater sobre os temas, e entram principalmente para conversar como eu disse, conhecer gente nova, bater papo.
Isso é ruim?
Pode não parecer, mas é.
Porquê?
Porque quando uma pessoa entrar para conversar, ela acaba deixando de lado totalmente a idéia principal de estar ali reunida com aquele grupo de pessoas, que seria a de debater e passa a entrar e se apegar àqueles com quem ela concorde, fazendo com que aquele debate não tenha nenhum sentido, porque ela entra para comentar coisas do tipo: “fulano, eu gostei de você”, “beltrano, você deveria ser como o cicrano, que eu gosto”, coisas que são totalmente fora do que se discute ali.
Eu sempre digo as pessoas, e principalmente a estas:
“Antes de entrar em algo para participar, veja sobre o que trata aquilo para entrar com perfil de quem sabe onde está se metendo. Um exemplo do que aconteceu comigo outro dia, em que falei que na minha opinião, muitas pessoas que freqüentam academia, acabam ficando viciadas naquilo, e nem se trata de saúde, porque senão consultaria um médico, e a moça por freqüentar academia acabou se ofendendo com isto. Ora, se você não consegue suportar opinião divergentes, você não entra, não participa, se você é daquele tipo de pessoa 'dodói' existem coisas menos pesadas para participar: chats, msn, comunidades de jogos, onde todos se elogiam com aquelas brincadeiras “o que você acha da pessoa de cima”, estes lugares não existem críticas, opiniões divergentes etc, até acho legal estes lugares para quem tem problemas com críticas, nestes lugares se levanta a moral e a estima de qualquer mulher, porque todos lá estão com o pensamento fixo de 'come-la', daí acaba sendo um lugar bem light, onde todos se elogiam”. Pior é que sempre nestas ocasiões, como na que contei, sempre aparecem os “defensores”, que por estarem interessados na moça, acabam comprando a coisa (veja matéria sobre homem babão) e desviando mais ainda do foco.
Realmente, não há necessidade de que haja brigas, de modo que, se xinguem ou coisas assim, mas também é preciso saber sempre separar as coisas, saber e ler o objetivo de cada lugar que a gente entra.
Vou dar um exemplo: Procure no seu trabalho, começar a paquerar fulano ou beltrano, de modo que comecem os dois a se paquerar dentro do trabalho. Logo aquilo vai acabar atrapalhando o bom andamento do serviço dos dois, e pode até gerar uma demissão por conta disso. Conversar demais no trabalho ou na faculdade dentro da sala, também acaba prejudicando o bom andamento da coisa, porque existe uma norma de que no trabalho se trabalha, dentro da sala se estuda, não é um local para conversas ou paqueras. Então todo lugar que a gente entra, a gente precisa entender qual é o objetivo do lugar, eu não posso entrar em um enterro, pedindo que as pessoas sejam mais alegres, nem posso ir assistir a uma luta de boxe, para ir protestar por paz e amor neste local ou reclamar que lá os “caras se esmurram”. Mulheres têm séria dificuldade em separar estas coisas, e homens babões também têm essa dificuldade.
Agora, realmente não posso culpar apenas mulheres por isso, os homens babões também ajudam a aumentar a estatísticas ruins.
Há também aqueles diplomáticos, que parecem ser boa gente, são politicamente corretos, mas quando aparece a primeira oportunidade mostram que são “fofoqueirinhos”, aqui no Sul chamamos de “maricas” homens assim, porque se já é feio uma mulher fofoqueira, imagina um homem...
Outros homens até cultos e inteligentes, parecem efeminados porque se você discorda deles, eles ficam "tristinhos" e não respondem mais qualquer tema que você discuta com eles, nem mesmos tópicos abertos. Não conseguem separar uma discussão ou debate dentro de um lugar com esta finalidade do lado pessoal da coisa, ficam magoados, chateados se você discorda.
Debates de comunidades são simples, você debate, discute, critica qualquer coisa que seja, mas tudo aquilo fica ali. Se alguém não consegue fazer isso, aí complica. Mas o que eu acho de fato, é que muitos já estão participando a tanto tempo que "enjoaram" de debater sobre qualquer assunto e apenas entram para papear.
Agora você me pergunta:
Se já enjoaram, porque não param de participar por pelo menos um tempo, como eu faço, quando estou meio enjoado?
ahhh, quem sabe né.. talvez costume, de passar todo dia ali, mesmo sem ter mais nada para postar, apenas entrar e conversar.
Dai você me pergunta de novo:
Mas porque, se já enjoaram, porque não acham outras coisas interessantes para fazer? para conversar podemos fazer isso até na vida real, inclusive é mais proveitoso, fora o contato pessoal e físico ao invés de bater papo em um lugar onde se tem uma ideologia de discussão?
Aí é que está a grande pergunta, realmente há lugares em que podemos realmente conversar e que o ambiente e o local seja mais propício longe de discussões, lugares mais lights que até podemos conhecer melhor as pessoas, e não apenas as opiniões delas sobre alguns temas. Mas eu particularmente acho que seja porque acostumaram com algumas daquelas pessoas, e mesmo sendo em um local de discussões, elas entram apenas para conversar. Acho que esta deva ser verdade em tudo isso. Por isso é que as comunas, quase todas hoje, não tem mais discussões e debates quentes e bons. Até como você pode ver, as comunidades de joguinhos estão lotadas de mulheres, porque lá não há criticas, não há reclamações, só há elogios, daí você entende o porque das mulheres detestarem ser contrariadas e estarem em peso nestas comunas. É claro que isso da vazão e alimenta bastante à falsidade masculina mas...Na verdade, é o que toda mulher quer... a mulher não quer sinceridade do homem em uma relação seja ela qual for, ou em qualquer que seja o ambiente, ela quer ouvir coisas de forma a se sentir melhor, melhorar sua auto-estima, por isso a moça que citei no meu caso se ofendeu, como outras se ofendem com opiniões contrárias. (vou falar mais sobre isso em outra oportunidade). Bom pelo menos nestes lugares, é o lugar ideal de se conseguir isso, e é bem melhor do que querer ou esperar isso em comunas de debate, as de jogos são mais produtivas neste caso e também são ótimas para se conhecer pessoas para conversar, um lugar como eu disse mais light.

Eu disse isso um dia, quando me perguntaram sobre o porque de eu não estar mais participando e apenas colando algumas respostas, principalmente de pessoas com as características citadas, e vou continuar fazendo isso sempre, que na verdade, não se discute mais nada nestas comunidades, embora haja interesse dos donos destas comunas para que se discuta os temas, as mulheres entram para conversar e acabam por ficar rotulando quem critica qualquer atitude feminina, e sequer elas criticam as coisas ruins que nós homens fazemos. Não há mais debate nenhum deste jeito.
Por estas e outras que as comunidades perderam totalmente o foco da coisa, e não é um lugar mais onde as pessoas discutam relacionamentos, não se discute mais nada na verdade, apenas conversam, principalmente as mulheres.

Mas, mesmo assim vejo poucas mulheres que entendem o espírito da coisa, a estas eu as admire muito.

2 comentários:

Anna Oh! disse...

Algumas pessoas não tem uma resistência legal frente a frustração, a crítica e tals... acho que insegurança independe de sexo, mas (começando um debate...rs) as mulheres demonstram qdo estão inseguras, é nítidos. Creio que os homens mascarem isso.

Bjus

Pauloscrj disse...

Com excessões como Você Anna e algumas outras, vejo principalmente nas comunas que as mulheres não querem nem mostrar os defeitos de nós homens, nem responder à altura as críticas deles em relação a elas..A maioria larga mão de pensar para apenas conversar, dai qualquer crítica, ela rotula..
isso prejudica o debate.. mas graças a Deus inda temos mulheres inteligentes como você, que pensam, raciocinam e debatem.